coluna deni zolin

Rede 5G vai revolucionar TV por assinatura e canais de streaming no Brasil

18.306


Foto: Divulgação

Que tal sua família poder assistir ao jogo de futebol no pay-per-view enquanto viaja de carro ou de ônibus, na estrada, ou não precisar mais de antenas parabólicas ou de conexão com cabos em casa para assistir à TV por assinatura? É isso o que permitirá a tecnologia de celular 5G, que deve começar a ser instalada no Brasil no ano que vem, quando ocorrerá o primeiro leilão para empresas de telecomunicações.

Saque do FGTS começa em setembro. Veja o calendário

A grande velocidade de transmissão de dados permitida pela tecnologia 5G, muito superior às atuais redes 3G e 4G, deve revolucionar as telecomunicações no mundo todo. Quando o 5G virar realidade, as empresas de telecomunicações só precisarão instalar pequenas antenas de celular pelas cidades e pelo interior - serão quase portáteis e, em muitos casos, devem dispensar até torres como é hoje. Com isso, poderão oferecer serviços de telefone e internet com altíssima velocidade, permitindo que a transmissão de vídeos sob demanda (como YouTube, Netflix e outros canais) e de TV por assinatura ocorra totalmente sem fios e sem antenas parabólicas.

Rede abrirá 2º posto de combustível e deve gerar mais de 100 empregos

Segundo um especialista ouvido pela coluna, a rede 5G terá alcance bem maior e permitirá conexão com a área rural, conectando fazendas e também motoristas que andam pelas rodovias, que devem ter bom sinal de telefone e de internet.

Eletrônicos e carros conectados
Com as redes 5G com altíssima velocidade e capacidade de transmissão de dados, outra revolução que está prestes a ocorrer será na chamada internet das coisas. A tendência será de haver uma grande popularização nos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos conectados e comandados via internet, assim como os carros autônomos.

Empresa virtual é sucesso com presentes feitos para surpreender

Como o tempo de latência (de resposta) da internet 5G será bem menor do que nas redes 4G, os veículos conseguirão receber informações quase em tempo real, o que permitirá os computadores de carros autônomos uma maior precisão na tomada de decisões para desviar de obstáculos ou pessoas. Mas há riscos. Devido ao grande fluxo de dados da 5G e ao risco de empresas chinesas colocarem dispositivos ocultos em eletrônicos, os EUA alertam para o risco de espionagem e sabotagens via web.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economista dá dicas de quando vale a pena sacar dinheiro do FGTS Anterior

Economista dá dicas de quando vale a pena sacar dinheiro do FGTS

Próximo

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep neste mês

Economia